quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

BURACO NO CALÇADÃO DA PRAIA DOS ARTISTAS PREJUDICA TURISTAS E COMERCIANTES


Obras-no-calcadao-da-Praia-dos-Artistas--HD--(16)


As obras de reorganização e reestruturação da orla da Praia do Meio não estão sendo suficientes para conter o processo de erosão marítima. No final da tarde desta terça-feira (27), um trecho de aproximadamente dez metros do calçadão, localizado nas proximidades do Shopping do Artesanato, cedeu e formou uma cratera que toma parte da extensão do local. O desmoronamento foi causado pela erosão marítima. Até o momento, a calçada foi coberta provisoriamente com areia, mas não foi colocado nenhum isolamento no local. A expectativa é que ainda hoje a empresa responsável pela reurbanização da orla de Natal, a Tecnopav, preencha o local com granito. Poucos metros depois, há dias, outro trecho já havia desmoronado.
O italiano Marco Nuzzo, há três anos, trabalha como vendedor ambulante no calçadão da Praia do Meio, justamente no local do desabamento. “Por sorte eu estava de folga, porque se eu estivesse trabalhando, com o peso do carrinho, eu seria um homem morto e tinha deixado duas crianças órfãs”, diz o comerciante revoltado com a situação. “A obra mal terminou e está desse jeito. Não precisa ser engenheiro para saber que era necessário colocar cimento e granito ao invés de areia. Isso é um serviço seboso e o resultado dá nisso”.
O comerciante conta que essas situações contribuem para afastar o turista e o natalense das praias da zona Leste da cidade. “O fluxo de pessoas já é menor aqui e ainda temos que lidar com essa situação. Estou revoltado e hoje trabalho com medo porque a qualquer momento o calçadão pode ceder”, lamenta Marco Nuzzo.
O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal (Semov), Tomaz Neto, informou que a solução, que consiste na colocação de uma manta sintética entre o muro de arrimo e o sedimento arenoso que está sob o piso do calçadão, para evitar que o processo de erosão resulte na fuga de areia e o consequente desabamento da calçada, está sendo executada. Porém, explica o secretário, o trabalho ainda não tinha alcançado o trecho que cedeu.
Tomaz Neto explicou que além de fechar a cratera com granito, a manta vai reforçar a estrutura. “Essa medida evitará a fuga de areia por baixo da barreira de contenção quando houver ressacas do mar”. A Tecnopav foi contratada pelo Município para uma reforma no calçadão, que inclui a colocação da manta, vedação dos locais de fuga de areia, recomposição dos drenos e pavimentação.
A medida, reconhece o secretário, é provisória e não resolve o problema de forma definitiva. “No futuro devemos contratar um especialista para elaborar um projeto definitivo. Queremos que a orla da zona Leste fique igual à de Ponta Negra, quando a água do mar não atrapalha as construções”, afirma Tomaz Neto. Em fevereiro de 2014, o secretário Tomaz Neto já havia detectado o problema da fuga de material sedimentado sob o calçadão da Praia do Meio.

 Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário