sábado, 15 de março de 2014

A PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA NAS ROCAS DA INÍCIO A VIA SACRA NAS RUA DA COMUNIDADE








A Via- Sacra

A Via – Dolorosa (Via Crux) ou Via- Sacra como é conhecida, surgiu na idade média e foi introduzida no Tempo da Quaresma, com o objetivo refletir sobre as dores de Cristo e o caminho feito por Ele até o Calvário. Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

 Para melhor entender a quaresma, é preciso entrar na história da Cristandade. Por volta do segundo século a Igreja preparava a festa da Páscoa em três dias, neste período eram celebrados os mistérios Pascais e os ritos introdutórios dos catecúmenos, novos fieis que depois de um período de preparação recebiam o Batismo e se tonavam Cristãos. Esse rito acontecia geralmente dentro da Vigília Pascal, que celebrada a Vitória de Cristo sobre a morte!

Nos meados do ano 350 d.C a Igreja ampliou a preparação da Páscoa para os quarenta dias, com jejuns, penitencias e confissão dos pecados. Esse período faz alusão ao retiro feito por Cristo no deserto (40 dias), os  40 anos que Moisés caminhou com o povo antes de entrar na terra prometida e outros acontecimentos Bíblicos. O tempo quaresmal é aberto na quarta-feira após o Carnaval (ou festival da carne). Conhecida como Quarta-feira Cinzas, tem seu sentido teológico na penitencia do povo do Antigo Testamento que se cobriam de cinzas e vestiam-se de sacos de estopa para reparar seus pecados. Durante este tempo os fieis são convidados a uma mudança de vida, como uma resposta ao apelo feito por Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

A Igreja Católica no Brasil acrescentou esse tempo a Campanha da Fraternidade (CF). Surgida na Arquidiocese de Natal em 1962, a campanha tem por objetivo despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. Esse ano a CF tem por tema: Fraternidade e Tráfico Humano. E o lema: “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Aborda a questão do tráfico de pessoas e suas consequências. Em relação a temática, o Papa Francisco afirma ser “uma chaga social”, e que “Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano!” (ref.: Mensagem do Papa Francisco para Campanha da Fraternidade 2014).

Nos preparemos bem para Páscoa de Jesus buscando a conversão, com a certeza que Cristo nos deu a Salvação por Sua Morte e Ressurreição.
Na nossa Paróquia a Via – Sacra acontece todos as sextas-feiras, saindo das Igrejas; Igreja Matriz da Sagrada Família (Rocas); Santuário de Santos Reis (Santos Reis); Capela de Nossa Senhora da Conceição (Brasília Teimosa) e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Praia do Meio). Sempre as 19h30 min. e percorre as ruas das comunidades.

Josemar Alves de Oliveira;
Estudante do 7° Período de Teologia (FAHS)
Secretario da Paróquia da Sagrada Família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário