sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ABULANTES TEM NOVO ESPAÇO PARA TRABALHAR NA CIDADE ALTA

                                   Foto: Divulgação


Dentro do projeto de regularização do comércio informal do centro da cidade, a Prefeitura do Natal entregou nesta sexta-feira, 01, cinquenta e dois conjuntos de bancas e sobreiros, aos ambulantes, que atuam naquela área. Agora, os comerciantes informais terão que ocupar, exclusivamente, a área do Calçadão da Rua João Pessoa e Rua Princesa Isabel. A partir da próxima segunda-feira, 04, será realizada a primeira operação de fiscalização.
O bairro de Cidade Alta conta com uma das maiores concentrações de comerciantes informais de Natal e desde o ano passado, que o Departamento de Fiscalização da Semsur executa o processo de padronização. Segundo o secretário, Raniere Barbosa, esclarece o processo de reordenamento. “Passamos por um período de bastante diálogo, formação, processo seletivo, entrega do licenciamento, crachás e coletes. Agora, finalizamos a última etapa com a entrega das bancas. Nosso objetivo daqui pra frente é fiscalizar o trabalho dos comerciantes credenciados”, explicou Barbosa.
Primeiro, foi feito um censo dos ambulantes, no qual se constatou os tipos de mercadorias comercializadas, área de atuação, dados pessoais, questionário socioeconômico e registro fotográfico. Em seguida, um estudo para identificar as áreas viáveis para a instalação do comércio informal. As avaliações das áreas, para instalação do comércio informal no bairro, utilizaram como critérios a preservação do passeio público e acessibilidade, as dimensões dos passeios, às tipologias edilícias e o impacto no trânsito urbano.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, foi responsável pela reforma de todo o local, que compreendeu a instalação da iluminação em LED, novo piso, guarda-corpo, bancos e lixeiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário