quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS DE ASSALTO NA PRAIA DO MEIO EM NATAL

                                      PRÓXIMO AO HOTEL REIS MAGOS
                                  TERMINAL DE ÔNIBUS DA PRAIA DO MEIO
                                   VIADUTO DA PRAIA DO FORTE


                                 PRÓXIMO A IEMANJÁ
              PARADA DE ÔNIBUS NA PRÓXIMO A VIADUTO DA PRAIA

                                     
                                     CURVA EM FRENTE A DELEGACIA
                           CALÇADÃO HÁ CAMINHO DO FORTE





A insegurança ao longo da avenida Café Filho, no espaço que abrange as praias do Meio e do Forte, tem influenciado diretamente no fluxo de pessoas e no trabalho dos comerciantes que antes costumavam faturar alto na região. Alguns, inclusive, já pensam em fechar as portas pelos prejuízos que estão tendo.
Apenas neste domingo (30), de acordo com informações do Via Certa, nada menos que 10 turistas foram assaltados na região. Todas as ocorrências foram registradas na segunda delegacia de polícia do bairro Brasília Teimosa e nenhum suspeito foi detido. Uma das vítimas foi Cristhiane Fernandes, que veio de Sorocaba, interior de São Paulo. Ela estava em um ponto de ônibus e terminou rendida por dois jovens que aparentavam ter dezesseis anos. A dupla chegou armada com faca de churrasco e terminou levando bolsa com dinheiro, perfume, câmera fotográfica e seus documentos pessoais.
Ao longo do mesmo domingo, mais nove turistas prestaram queixa na segunda delegacia de polícia sobre o ataque de gangues que levaram dinheiro, relógio, óculos e câmeras na orla e também em um ponto de ônibus.
As ações de criminosos foram rotineiras ao longo do ano na praia do Meio. Tanto que o fluxo de pessoas na região caiu bastante e os prejuízos dos comerciantes foram se acumulando. “Aqui os assaltos acontecem todos os dias. É tudo muito complicado. Eu mesmo já presenciei um caso essa semana. Uma turista estava andando pela orla quando um assaltante chegou. Ele estava armado e puxou a bolsa da mulher, mas ela não deu. Ele tentou atirar, mas a arma falhou e depois ele fugiu sem levar nada”, contou o ambulante Romildo José.
Um dos pontos mais críticos é o viaduto próximo a Ponte Newton Navarro. “Quando percebemos alguns turistas indo naquela direção, nós avisamos logo para que eles tenham cuidado. Para irem de carro ou então evitarem de ir mesmo”, comentou João Batista, também ambulante da região, que ainda fez um desafio para o fotógrafo do Jornal de Hoje. “Eu te desafio a você ir para o Forte com essa sua máquina e voltar com ela. Eu tenho certeza que você não volta com ela”. Para não perder o equipamento de trabalho, o fotógrafo preferiu não aceitar o desafio.
Comerciantes pensam em deixar o local
Se na orla da praia do Meio a situação é ruim, na praia do Forte é ainda pior. Com muitas empresas de turismo evitando a Fortaleza dos Reis Magos pelos casos recentes de assaltos no local, comerciantes donos de quiosques nas proximidades do ponto turístico já pensam em fechar.
“Eu trabalho nesse ponto com a minha mãe há quase 30 anos e nunca passei por uma situação tão complicada como essa. Os turistas não vêm mais para cá. Nessa época do ano isso aqui era para estar cheio de pessoas, mas como você está vendo, não tem quase ninguém. É realmente complicado. Se continuar assim, eu vou fechar mesmo”, reclamou Alexandra Barbosa, que ainda completou. “Normalmente eu chegava a ganhar mais de R$ 2 mil por mês em vendas, isso sem ser alta estação. Agora quando eu consigo vender R$ 200 já é muito. Não tem como viver assim”.
Os comerciantes também reclamam que um ponto policial que existia no local foi desativado. “Ficava um policial no posto o dia inteiro e isso garantia maior segurança. Só que eu não sei o motivo pelo qual esse policial foi tirado de lá. Gostaríamos que esse policial voltasse, pois iria ajudar bastante a nossa situação e quem sabe, com o aumento do número de policiais, os turistas voltem”, argumentou Cristina Andrade.
Efetivo não é o ideal 
O Jornal de Hoje entrou em contato com o major Eduardo Franco, comandante do Pelotão Turístico, que é responsável pela segurança de Vila de Ponta Negra até a praia do Forte. Primeiramente ele informou que o efetivo para fazer a segurança na região não é o ideal. “Por lei, nós deveríamos ter 263 policiais no nosso quadro. Porém, hoje temos apenas 103, o que realmente acaba complicando o nosso trabalho”.
O major adiantou que na próxima semana uma base da PM será inaugurada nas proximidades do Chaplin. “Recentemente nós inauguramos uma base da Polícia Turística no início da Via Costeira (sentido zona praia do Forte) e vamos inaugurar essa outra. Assim conseguiremos ter um atendimento mais rápido, pois nesses postos nós teremos policiais 24 hora por dias”.
Eduardo Franco também explicou o motivo pelo qual mandou retirar o policial do posto próximo ao Forte dos Reis Magos. “Primeiramente o local não apresentava a menor condição de receber um policial. Era totalmente insalubre. Segundo, eu acredito que o policial fixo naquele local iria proteger mais os comerciantes, só que nós temos um histórico de assaltos contra os comerciantes daquela região. Portanto, achamos melhor utilizar o efetivo em viaturas, fazendo essa ronda móvel, que traz uma resposta melhor. Tanto que temos viaturas sempre rodando nessa região”.

 Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário