domingo, 15 de julho de 2012

PESCADORES DO CANTO DO MANGUE TERÃO NOVA SEDE DA COLONIA E ATRACADOURO

                                         
                                                         BARCOS NO CANTO DO MANGUE



Após uma espera de 40 anos, os pescadores do Rio Grande do Norte terão um antigo pleito atendido. Na próxima segunda-feira (16), a governadora Rosalba Ciarlini assinará acordo para a construção da nova sede da Colônia dos Pescadores Z-4 e o Atracadouro das embarcações dos pescadores artesanais. A solenidade ocorrerá no auditório da Governadoria, às 11h.
 
O acordo será firmado através das Secretarias de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e do Turismo, companhia Docas do Rio Grande do Norte e a Colônia de Pescadores de Natal. Após a assinatura, a Codern dará início à licitação da nova estrutura. O investimento será da ordem de R$ 5 milhões.
 
A construção terá um atracadouro de 106 metros de extensão por dois metros de largura em seu coroamento e será dotada de piso de concreto revestido com defensas para proteger as navegações dos movimentos das marés. A construção será erguida no berço quatro do Porto de Natal e terá ainda uma nova capela em homenagem a São Pedro, com 94 m².
 
Além do atracadouro, o projeto contará com a nova sede da colônia de pescadores. A construção terá 182 m² distribuídos em dois pavimentos. Dentro da estrutura, os pescadores vão contar com um posto de abastecimento de óleo diesel, onde os trabalhadores vão poder comprar o combustível mais barato dentro do convênio do Governo do estado, com a isenção do ICMS, e Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.
 
Outra importante obra será a construção do Museu da rampa, que gerará emprego e renda e dará uma maior dinâmica econômica ao Canto do Mangue. Todo o projeto foi idealizado com base na preservação ambiental.
 
De acordo com o subsecretário de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Abraão Lincoln, a nova estrutura será moderna e terá plena capacidade de atender a demanda dos pescadores artesanais. "O pedido para a construção da nova sede da colônia era antigo e agora será resolvido com a importante ação do Governo do Estado", enfatizou.

*Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário