A primeira locomotiva a
passar pela ponte de Igapó chegou ao Rio Grande do Norte neste sábado.
O
Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 determinou que Rio Grande
do Norte voltasse a ter o direito de ficar com a locomotiva Catita nº 03,
que tem grande valor histórico, inclusive por ter sido usado para o transporte
do ex-Presidente da República Washington Luiz.
O
TRF5 negou provimento ao recurso do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN) e manteve a decisão da 4ª Vara Federal do Rio Grande
do Norte que acolheu o pedido feito na ação ajuizada pelo Ministério Público
Federal (MPF) com a finalidade de fazer retornar ao Estado potiguar a
locomotiva Catita nº 03.
A
histórica Catita nº 3 volta para sua casa. Encostada há 39 anos no Museu do
Trem de Recife, a locomotiva chegou ao anexo Rocas do IFRN Cidade Alta neste
sábado (11).
A
carreata partiu da capital pernambucana e chegou em Parnamirim às 14h, e teve
concentração em frente à Rainha do Pastel. Depois, a Catita e seu reboque
seguiram em cortejo em carro aberto até a Rotunda no bairro das Rocas, em
Natal. Todo o trajeto foi acompanhado pelo Clube de Carros Antigos de Natal,
Jipe Club do RN, Federação de Motociclistas do estado, os clubes do Fusca, do
Opala e do Chevette do RN, ferroviários ativos e aposentados e toda a população
que desejar participar.
Após
a chegada, aconteceu uma cerimônia que vai contou com a banda de música dos
Fuzileiros Navais de Natal, Grupo de pagode Na Contramão e Cícero dos Teclados.
A
Catita nº 3 foi fabricada na Inglaterra em 1902 e chegou ao Rio Grande do Norte
em 1906. Ela foi a locomotiva que fez a primeira viagem na Ponte de Ferro de
Igapó, no dia 20 de abril de 1916. Na oportunidade, estavam presentes o então
governador Joaquim Ferreira Chaves e seu vice, Henrique Castriciano, Januário
Cicco, o historiador Luís da Câmara Cascudo ainda criança, acompanhado do seu
pai, o Coronel Cascudo, Juvenal Lamartine, José Augusto, o jornalista Elói de
Souza, entre outros nomes ilustres da história do Rio grande do Norte.
A
locomotiva ficará sob a responsabilidade do Instituto dos Amigos do Patrimônio
Histórico e Artístico-Cultural e da Cidadania (IAPHACC) em parceria com o IFRN
Cidade Alta.
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